As câmaras municipais estão preocupadas com o processo de avaliação dos
prédios urbanos, seja pelo ritmo a que o mesmo decorre, seja pelos
custos fiscais acrescidos que vai impor aos cidadãos, já que em alguns
casos se prevê que o imposto triplique. Estas preocupações levaram
algumas autarquias a apontar ao governo as falhas e as preocupações com o
processo de avaliação, que terá de estar finalizado até ao final do
ano. Considerando o exemplo extraído de 32 câmaras, onde apenas 18% dos
prédios estão reavaliados, ainda há um longo percurso a percorrer. Fonte:iOnline
Aqui vão as minhas questões:
IMI-Imposto Municipal sobre imóveis! Porque razão devemos pagar imposto sobre um bem que para a maioria dos cidadãos, não é um luxo, não é um negócio, mas sim um produto de primeira necessidade.
Um produto que custou o nosso dinheiro, muitas das vezes pago com muito sacrifício, onde ninguém suporta os custos da sua manutenção a não ser o próprio proprietário, localizado num terreno privado, onde já foram pagos impostos, porquê? sabe-se porquê! porque são milhões de euros que entram para os municípios, que muitas das vezes servem para gastarem em coisas supérfluas, festas, almoços e jantares para os amigos afilhados e padrinhos, e o povo zé a pagar.
Sabemos, que quando chega a hora deste cruel imposto, muitos dos sacrificados nesse mês deixam de comer, ou passar um pouco melhor, porque o cretino imposto é superior ao seu rendimento mensal.
Meus caros cobradores, digam-me lá! quando eu necessitar de manutenção no meu pobre buraco onde vivo e que custou o suor do meu trabalho, vocês colaboram? não! nem querem saber! então porque me cobram um imposto de uma coisa que não lhes dá qualquer custo material, onde não ocupo qualquer espaço público, não sujo não prejudico ninguém, pagar imposto automóvel, por exemplo, ainda se compreendo, porque utilizo as vossas ruas, e depois precisam de manutenção, agora o meu imóvel não utiliza nada que seja vosso, nem faço negócio com ele! apenas serve par a minha humilde habitação, porque tenho então de pagar imposto?
Aqueles que usufruem de rendimentos com imóveis, pois esses que paguem, agora, o pagante, seja ele rico ou pobre, que apenas tem aquela única habitação para viver, tenha ela mais ou menos luxo, esses deviam estar isentos deste maquiavélico imposto.
Para finalizar, deixo o meu parecer, este imposto (estúpido) se bem pensado, deveria ter como princípio, uma semelhança a um seguro, que teria como fim a reparação de algumas habitações degradadas que existem nos municípios, e que não são poucas, mas só em casos para quem provasse que não os pode suportar, e não par jantares e festas dos municípios. Não nos tirem mais do que seja razoável, gastem bem o nosso dinheiro, porque custa muito a ganhar! a vocês não! quando precisam, sobem impostos e nós pagamos, e se não pagar-mos, vem e tiram-nos uma coisa que é nossa, e que está paga, e não lhes deve nada!
Comentários
Enviar um comentário
Obrigado pelo seu comentário.