Sinais de boa saúde - e bém cuidada......


Um total de 61,9% da população portuguesa apresenta risco de morte cardiovascular alto ou muito alto, de acordo com um estudo efetuado em todo o País apresentado durante o 6.º Congresso Português de Hipertensão, que terminou domingo em Vilamoura. 

O estudo, que envolveu 469 médicos e 9198 participantes, teve como principal objetivo determinar qual a incidência da microalbuminúria em doentes hipertensos e/ou diabéticos tipo 2 diagnosticados e em pessoas com pressão arterial normal não diabéticas, assistidas nos cuidados de saúde primários.
O teste de microalbuminúria na urina indica as perdas para a urina da proteína albumina, existente em grande quantidade no sangue, o que torna possível determinar o risco de acidente vascular cerebral, doença cardiovascular, doenças arteriais periféricas, insuficiência cardíaca e insuficiência renal grave.
O estudo RACE (acrónimo de micRoAlbumin sCreening survEy) resulta de uma parceria entre a Sociedade Portuguesa de Hipertensão, a Sociedade Portuguesa de Diabetologia (SPD) e o laboratório farmacêutico Novartis.
A investigação "comprova que, através de uma simples análise de urina, é possível obter informações fundamentais sobre o risco de doenças cardiovasculares e renal crónica", adiantam os promotores do trabalho, em nota enviada à Lusa.
De acordo com o estudo RACE, os doentes hipertensos e diabéticos tipo 2 foram aqueles que apresentaram níveis mais elevados de microalbuminúria (58,4%), seguidos pela subpopulação de diabéticos tipo 2 (50,3%) e de doentes hipertensos (49%).

Retirado de: DN

Comentários