Irão faz ameaças


Exercícios de defesa antiaérea, manobras militares ao largo do Golfo Pérsico, anúncio de novos progressos no nuclear e um contra-embargo petrolífero à União Europeia.
O Irão multiplica nos últimos dias as respostas à pressão crescente da comunidade internacional sobre o seu programa nuclear.
Os dois navios enviados nos últimos dias à Síria, deram meia volta e regressam agora ao país através do canal do Suez.
Mas o número dois das forças armadas iranianas anunciou hoje que o país está disposto a lançar ataques preventivos em caso de ameaça grave.
Declarações que coincidem com a visita dos inspetores da agência internacional de energia atómica a Teerão.
Uma visita que para o porta-voz do governo iraniano, “não tem por objetivo inspecionar as centrais nucleares do país, mas apenas discutir sobre formas de colaboração entre o país e a Agência internacional”, antes do reinício das negociações entre o Irão, os membros do Conselho de Segurança da ONU e a Alemanha, suspensas há mais de um ano.
Mas o petróleo é até agora a única arma utilizada pelo governo iraniano. Depois de ter anunciado um contra embargo à União Europeia, o país iniciou manobras militares junto à costa sul do país, no Golfo Pérsico. Um gesto que ameaça prosseguir a subida dos preços do petróleo no continente.

Ler mais em:  euronews

Comentários