O exagero é inimigo do óptimo


Benfica e Centeno. O Ministério Público está a ponderar uma investigação do pedido de bilhetes para assistir a um jogo no Estádio da Luz por parte de Mário Centeno e a posterior isenção de IMI de que beneficiaram os filhos do presidente do Benfica. Questionada pelo i sobre se foi aberto algum inquérito a estes factos, a Procuradoria Geral da República informou ontem ao início da noite que o Ministério Público “encontra-se a acompanhar a situação com vista a decidir se há, ou não, qualquer procedimento a desencadear no âmbito das respetivas competências.”
O Ministério das Finanças afastou ontem qualquer responsabilidade na atribuição de isenção do imposto sobre imóveis (IMI) a prédio de empresa gerida pelos filhos do presidente do Benfica, dias depois de Mário Centeno ter pedido bilhetes para assistir ao jogo dos encarnados contra o FC Porto.
O comunicado do Ministério das Finanças diz ainda que o governo não tem qualquer papel na atribuição da isenção de IMI prevista no artigo 71, nº 7, do Estatuto dos Benefícios Fiscais (EBF) e, como tal, esta foi concedida mediante deliberação da autarquia liderada por Fernando Medina. E lembra que a lei prevê que “os prédios urbanos objeto de ações de reabilitação são passíveis de isenção de imposto municipal sobre imóveis por um período de cinco anos, a contar do ano, inclusive, da conclusão da mesma reabilitação, podendo ser renovada por um período adicional de cinco anos”.

Mais um caso de suspeita, desta vez envolve o Ministro das Finanças português, talvez e mais uma vez por ser simpatizante do Benfica, pelo que se vê e ouve um dia destes será crime gostar de um coisa qualquer, não gostar já é, gostar está prestes a ser.
Vive-se hoje em dia numa panóplia de suspeitas, se existe razões para tal talvez sim, mas estou a achar que está existir um bocado de exagere, um dia destes só os sem abrigo é que são os únicos sérios, o que não é verdade, os mais abastados e alguns são tão sérios como os verdadeiros.
Chegamos ao ponto e segundo a minha impressão que um dia destes ninguém poderá pedir um favor a ninguém, será logo suspeito, um dia destes ninguém poderá ter um amigo, será logo suspeito, um dia destes ninguém poderá fazer um favor a ninguém, um dia destes ninguém poderá ser recebido com alguma amabilidade, ou por ser uma pessoa com alguma idoneidade, ou por ser uma pessoa de prestígio, sendo ele intelectual, político ou outro cargo qualquer, ou até alguém que nos fez e faz bem.
Será que quem suspeita e critica nunca pediu um favor? Haverá alguém? Se houver que atire a primeira pedra, afinal o velho provérbio que diz, os amigos são para as ocasiões deixou de fazer sentido, porque tudo e todos são suspeitos.
Não faz sentido nenhum, então um cidadão qualquer não pode pedir a um mandatário qualquer seja ele político ou outro um favor para que com o seu poder ou influência lhe resolva um problema que têm? Quantas vezes se ouve na via publica cidadãos que se cruzam com políticos a lhes pedirem para que lhes resolvam um problema que têm? Isso é crime? Então pede-se a quem? Por amor de Deus...........
Quem não tem um emprego porque teve um padrinho? Quantos há que não? Ou nós somos irracionais?
É evidente que hoje se vive num mundo de corrupção, mas nem tudo e nem todos os são, por isso eu digo, que vivemos num mundo onde até as boas práticas são suspeitas, neste mundo assim eu não acredito, e os exageres são inimigos do óptimo.
Mias digo: Será que um pai pode pedir o bem de um filho? Ou também será suspeito? Tenham Juízo todos os que praticam o mal e não duvidem de todos, porque os que mais duvidam são precisamente aqueles que merecem dúvidas, quem não confia não é de confiar! Mas o Zé portugua julga-se sempre mais papista que papa, uma mania um pouco feroz.

Comentários