Se fosse em Portugal? Professores universitários no activo a dormirem na rua

 
O carro passou a ser a casa de muitos trabalhadores Os automóveis passaram a ser a casa de muitos trabalhadores da região de Silicon Valley na Califórnia.
Ainda não há nenhuma estimativa oficial sobre o número de pessoas que vivem nesta situação na região, conhecida por ser a sede de muitas empresas tecnológicas como a Google, mas os veículos estacionados nas ruas da cidade são bem visíveis para todos os que por lá passam.
Ellen Tara James-Penney, de 54 anos, é uma delas. Esta professora assistente na Universidade de San José estaciona o seu velho Volvo ao pé de uma igreja, onde se alimenta, e serve de refúgio aos moradores de rua.
É no carro que corrige os trabalhos escolares dos seus alunos e dorme à noite com um dos seus cães. Jim, o marido, é alto demais para dormir na viatura e por isso dorme numa barraca perto com o outro cão do casal.
Saldana ainda tentou arranjar uma habitação mas o valor das rendas é de três mil dólares ou mais por mês e a maioria das casas disponíveis fica longe. E por isso decidiu continuar a morar na caravana estacionada perto de onde trabalha, apesar das recentes medidas repressivas da cidade que a fizeram perder a sua vaga de estacionamento.
 
Por vezes fico entorpecido, e penso, afinal em que mundo é que o homem de hoje vive, será que vive melhor que o homem do passado que viviam em cavernas? Fico com dúvidas, e olhe para esta notícia e fico outra vez entorpecido, porque o país em causa é só o maior e o mais rico país do mundo, os USA, quando a notícia diz que uma professora universitária vive na rua dentro do seu velho automóvel, ela e muitas outras pessoas na zona de Silicon Valley na Califórnia nos USA, que são uma das mais tecnológicas e das mais ricas, como por exemplo a grande e famosa Google ali tem a sua sede, e são essas pessoas empregadas dessas empresas tecnológicas que não ganham para pagar uma humilde casa para viver, eu digo e em bom português, que merda de país, que diz defender os direitos humanos e em todo lado do globo tem combatido regimes que segundo dizem não respeitam esses mesmos direitos, é este mesmo Estado os USA que não consegue dar uma habitação a um seu filho, e trabalhando, neste caso salienta-se uma professora universitária, continuo dizendo, que merda de país! Este e muitos mais que se fartam de apregoar a moral, afinal que merda de país é este? E que mundo é este? E não só este país! Há algo aqui que não funciona! Será o fruto da democracia? É isto a liberdade e a democracia do mundo ocidental? Ou será melhor recuar-mos no tempo?

Comentários