E se isto se passasse num outro continente


O presidente destituído do governo catalão justificou hoje a sua viagem para Bruxelas por falta de condições de segurança em Espanha, garantiu que não vai pedir asilo político à Bélgica, mas permanecerá na "capital da Europa" por tempo indeterminado.
Estou aqui, não para pedir asilo político na Bélgica, mas porque Bruxelas é a capital da Europa. Estou aqui como cidadão europeu, que tem liberdade de circular em toda a Europa", disse, acrescentando que o seu propósito é denunciar o que se passa na Catalunha e a "politização da Justiça" em Espanha. Na segunda-feira, o Ministério Público espanhol apresentou acusações contra os principais membros do governo catalão por rebelião, sedição e fraude e contra a presidente do Parlamento regional e os membros da mesa que processaram a declaração de independência.

Afinal a Europa democrática está longe de ser democrática, um democrata espanhol está em Bruxelas, receando represálias, porque entende que a sua região deve ser independente do resta da Espanha, pelos vistos isto é crime aos olhos do espanhóis, e se isto se passasse num outro continente? O que diziam os democratas espanhóis? Diziam, são ditadores, são comunistas, são fascistas, etc, etc, afinal a democracia na Europa não é assim tão democrata, impingem-nos é o que eles fazem, quando não lhes agrada e que vão ao desencontro do interesse deles, olhem lá que a Venezuela e outros assim não estão só.
Vamos espreitar e ver o que se vai passar, se a Catalunha volta a ser espiada e politicamente amordaçada. Viva a Catalunha democrática! Um dia vão sr heróis e aclamados como grandes democratas,e os espanhóis e o seu poder político? Como serão aclamados? Se olhar-mos à história não longínqua, muito se dirá no futuro se esta democracia é ou não a verdadeira ou a falsa, as dúvidas persistem.

Comentários