Cartel espanhol contratado para combater incêndios em Portugal


O jornal El Español avança uma investigação sobre um cartel de combate a fogos que o governo português contratou e que cobrava preços três vezes superiores ao custo do serviço.
Seis das principais empresas de combate aéreo aos fogos de Espanha estarão concertadas na manipulação de preços que cobram em contratos públicos com Portugal desde, pelo menos, 2006, avança o El Español. De acordo com a documentação a que o jornal teve acesso, a estratégia passa por apresentar ofertas falsas e, com isso, garantir que ganham todas as licitações nos concursos.
Os anos de maior atividade deste cartel em território português foram 2006 e 2007, mas as autoridades espanholas terão alargado a investigação das adjudicações até 2015, ano em que a ‘operação’ avança e se fazem as primeiras detenções. Neste momento há 26 pessoas investigadas em Espanha.

Ao fazer fé nesta notícia apenas continuo com a fé que vive num país em que tudo acredito, e neste campo dos incêndios florestais ainda mais, não me falem em relâmpagos, não me falem em tempo quente, não me falem em matas sujas, apenas quero que não me mintam e que desmascarem todos aqueles que ao longo destas últimas 3 décadas nos têm impingido com mentiras e mais mentiras.
Esta notícia vem confirmar mais uma vez que o fogo que todos os anos assola as nossas florestas é fruto de muitos interesses, e é nesta que eu acredito e não noutra, ou outras trapalhices, agora quem são não sei.
É triste, muito triste, quando se colocam interesses materiais acima de interesses humanos e civilizados, ver pessoas a sofrer, a morrerem e a finalizarem as suas vidas porque existe um grupo de assassinos que fazem arder em fogo um bem material que apenas nos ajuda a viver com qualidade, que são as árvores, essa gente não merece estar entre gente boa e sã, que como se viu morreu e sofreu nestes últimos incêndios que nas nossas florestas foram vítimas.
Para mais, leiam aqui a notícia

Comentários