Alemães criticam fracasso da austeridade em Portugal


Alemães criticam fracasso da austeridade em Portugal Os cortes por vezes "drásticos" na despesa neutralizaram os efeitos das reformas estruturais, agravando a recessão em Portugal, Espanha e Itália. Num estudo publicado esta quarta-feira, 22 de Fevereiro, o instituto de investigação económica alemão DIW conclui que a política de austeridade aplicada entre 2010 e 2014 foi "contraproducente" porque amplificou os efeitos da recessão.
A enorme dívida das famílias nos três países foi decisiva para o impacto negativo das políticas no crescimento.
"As famílias tiveram de usar uma grande parte do seu rendimento disponível para pagar a enorme dívida e ficaram com menos dinheiro disponível para consumo". Depois, "o governo aumentou impostos e cortou despesa, o que só amplificou o efeito. A quebra no consumo privado reduziu o PIB e o desemprego, que já estava elevado, aumentou de novo".

À medida que o tempo passa cada vez menos acredito nestes políticos e nestes economistas, primeiro a austeridade seria o remédio para a resolução dos problemas do país, andamos quatro anos a padecer com as políticas estúpidas que a austeridade impõe, tanto a Sr-ª Merkel, o Sr. Coelho e as pandilhas que a apoiaram, incluindo o FMI e a UE , os grandes economistas, gente em quem eu não acredito, toda aquela teoria é treta, estavam obcecados apenas pela austeridade.
Afinal o que é a austeridade? É apenas a contenção de gastos, e será que a contenção de gastos seja a melhor opção para a resolução da economia de um qualquer país? Não é! E assim, verificamos que não.
Para terminar o meu raciocínio, digo apenas, se a austeridade é assim tão saudável para a economia, então fazia-se uma coisa, fechava-se todo o comércio, fechava-se tudo para que não se gastasse o dinheiro, e assim, estaria-mos todos mortos nu curto espaço de tempo.
Políticos e economistas não brinquem com o poder que têm, ou melhor, com o poder que lhes atribuem, porque você valem zero, é a minha opinião, acreditar no quê e em quem, apenas na técnica, na ciência e em quem nela trabalha, papeis e palavreado, que venho o diabo e os leve.

Comentários