Portugal, um país triste? Era só o que faltava.....


Um país triste, misterioso, carregado de saudade e onde ninguém diz "bom dia". Esta é a perspetiva do cronista Eric Weiner sobre Portugal, num longo artigo que mereceu destaque no site da BBC.
Com o título "O país europeu que ama estar triste",
a crónica publicada na BBC refere que em Portugal ninguém deseja um bom dia a ninguém. Se perguntar a um português 'como está?', a resposta mais entusiasmada que poderá receber é um "so so", ou seja, um 'mais ou menos'. Aparentemente, somos um povo contente por ser descontente – por isso, ninguém deve sentir pena dos portugueses.

Ora então vamos lá a tristeza dos portugueses, segundo o site da
BBC, os portugueses adoram estar ristes, isto será verdade? Não parecem, quanto a mim, eu sou um tuga que por vezes me interrogo se este este povo vive com tristeza, mas a verdade é que vivemos com tristeza, e se existem razões para a tal falta de alegria, existem centenas delas, e se fosse aqui falar em quais, não teria tempo para tal.
Todos os portugueses com a exceção de alguns bons optimistas, sabem que é presente a tristeza na mente dos portugueses, num país onde se ganha pouco, num país onde o futuro é negro, num país de emigrantes, num país onde a saúde é um caos, num país que de modos gerais é mau, num país que é pobre para uns e muito rico para outros, num país onde as desigualdades são abismais, num país onde existem pessoas a receberem 200 euros de reforma por mês, num país onde o desemprego abunda, num país onde a democracia ainda está longe, etc, etc, ora só por isto sempre existiu a tristeza e continuará e existir, também por isso os portugueses cantam o fado, e não o rock n roll, o fado representa em musica a tristeza dos portugueses, quando se dispunham cantar para ganharem uns trocos para comer e crocket e um copo de três, é isto tudo e muito mais as razões que fazem os portugueses serem tristes, mas mais, que razões poderão ter os portugueses para não viverem tristes? Quem souber que me diga.

Comentários