Portugal no pódium da União Europeia, em dívida........


Portugal tem o 3º maior défice do PIB e a 3ª maior dívida pública da UE Os números são do Eurostat e permitem fazer o ranking dos maiores défices e das maiores dívidas públicas da União Europeia em 2015. Portugal fica, nos dois casos, no top três do pódium, com o terceiro maior défice em relação ao PIB (-4,4%) e a terceira maior dívida pública em relação ao PIB (129%).
No quadro comunitário, os níveis mais baixos de dívida publica foram registados na Estónia (10,1%) e Luxemburgo (22,1%). Já no que respeita ao défice, há quatro países com excedentes orçamentais: Luxemburgo (1,6%), Alemanha (0,7%), Suécia (0,2%) e Estónia (0,1%)

Depois de ler esta notícia fico pensando assim, mas eles não estão equivocados? E porquê que eu me questione? Porque eu olhe para este país e não é isso que eu vejo, excepto para alguns.............., claro!
Vejo um país de gente rica, vejo um país com símbolos exteriores de riqueza abismal, vejo um país em que quase todos passam férias, excepto para alguns, vejo um país com gente a ganhar ordenados superiores aos ordenados dos países que nada devem, vejo um parque automóvel igual ao dos alemães, afinal é este o país que tem esta dívida pública?
Vejo um país para alguns que nunca deixa de ser um país de miséria e pobreza, vejo um país onde a saúde faz lembrar os tempos dos meus pais em crianças, quando no tempo da segunda guerra tinham que se deslocar para a porta das padarias às 3 horas da manhã para adquirirem 1/4 de pão, e assim se faz na saúde, para se obter uma consulta temos que nos deslocar-mos às três da manhã para as portas do centros de saúde, hospitais etc, é este país que eu vejo!
Existem os grandes contrastes, uns muito pobres e outros muito ricos, não sei como, só sei que é o país que eu vejo, não é o país que eu sonhei, e deste país me resta aquilo que sempre esperei, que é a falta de qualidade e a intranquilidade para quem nasce pobre e de pobre não passa, porque os interesses e a desumanidade são o fluxo deste país, mas é o país que eu vejo e me interrogo, afinal o país tem um défice assim tão grande? não parece.............

Comentários