24 de Abril, ai que saudade


Ai que saudades que eu tenho desse dia, tenho porquê? Porque nesse tempo vivia com certezas, que eram, a de ter um emprego para o futuro, viver em comunhão de educação, viver com pessoas educadas independentemente da sua condição social ou escolar, viver e passear na rua em segurança, respeitar e ser respeitado, viver acreditando na honestidade dos outros, dizer bom dia aos vizinhos, ver os mais novos respeitarem os mais velhos, não ouvir palavrões da boca dos filhos dirigidos ao pais, os netos admirarem os avós, enfim tanta e tanta coisa boa que havia em 24 de Abril.

Hoje 25 de Abril, nada do que descrevo atrás existe, não votava como hoje também não voto, embora me deem essa hipócrita liberdade de o poder fazer, mas não o faço porque a confiança de quem se me apresenta para tal não existe.
Hoje 25 de Abril, vive em pura desilusão com tudo ou quase tudo, a esperança é um mito, o futuro esse não existe também. enfim foi e é o 25 de Abril, uma desilusão.
Tanto que se fala em liberdade, mas que liberdade? O que é isso? Liberdade não haver emprego? Liberdade em não se poder sair aqui ou ali por não haver dinheiro? Liberdade de ser-mos humilhados, ofendidos e mal tratados por gente em quem o 25 de Abril não soube educar, liberdade em ser-mos assaltados e maltratados por gente a quem o 25 de Abril disse tudo se podia fazer e dizer? Assim não! Pretende antes o 24 de Abril, onde haviam valores morais, valores humanos, familiares e tantos outros que hoje não existem.
Que liberdade nos trouxe o 25 de Abril? Talvez no seu conteúdo e no principio fosse essa a ideia, mas parece que ninguém soube aproveitar esse conteúdo e esse princípio, os que nada tinham continuam sem nada ter, outros aproveitaram-se e conseguiram aquilo não merecem, os bons, sérios e honestos são no fim de contas aqueles a quem o 25 de Abril tudo tirou e nada lhes deu.
Se tivesse que apostar, apostava antes no 24 de Abril, é uma pena, mas é o que sinto.

Comentários