Rui Rio em opinião

Rui Rio alerta para risco de "democracia se perder para sempre" Em 1974 caiu um regime que estava podre. Tinha 41 anos de idade, levou um encontrão e caiu de podre. O regime que temos hoje está quase com os mesmos 41 anos que o Estado Novo tinha em 1974, face à Constituição de 1933. Achamos que este regime, ao contrário de tudo o mais na nossa vida e no mundo, é eterno. Mas não é. Nem o Sol nem a Terra são. Têm um fim. E se todos os regimes políticos anteriores tiveram um fim, este, vos garanto, que tem fim também", começou por dizer Rio.
Porque cada vez mais os poderes se vão transferir dos órgãos de decisão política para outros poderes da sociedade. E esses outros poderes da sociedade, sejam eles quais forem, não têm um controlo democrático tão evidente como tem o poder político. Se queremos eleger aqueles que verdadeiramente detêm o poder, temos de introduzir as reformas necessárias que nos possam conferir o poder. Senão andamos enganados. Chamamos democracia a isto porque isto tem eleições de vez em quando. Só que a democracia vai muito para lá de termos eleições formais, mesmo com os votinhos bem contados e sem chapelada eleitoral", frisou Rui Rio.

 *****************
É verdade! na vida nada é eterno, e os regimes não fogem à regra, diz Rui Rio que o regime democrático está em perigo, e que os poderes de decisão política se vão transferindo para outros poderes da sociedade.
Ora bem, quanto a mim, os poderes em sociedades ditas democráticas devem todos eleitos pelo povo, e se assim não for não é uma sociedade democrática, porque temos poderes em Portugal e muito fortes que não é o povo que os elege, e assim sendo esta sociedade quanto a mim não é democrática, e assim este senhor tem toda a razão na quilo que diz.
Em 74 diz ele que caiu um regime que estava podre, e que tinha 41 anos, é verdade, mas também é verdade que este não está assim tão sadio, pelo que parece e é a minha opinião está muito mais podre que aquele em que eu nasci, e se me fosse possível recuar no tempo preferia o antigo e não este.
Para concluir digo que nunca vivi com tanta liberdade como no passado, emprego era coisa que não faltava, os valores das pessoas abundavam, a honestidade idem, e com uma agravante, hoje existe mais pobreza em Portugal que no tempo do dito fascismo, agora se esta é a democracia que vai trazer o futuro para Portugal, temos que esperar ainda quantos mais 40 anos?
A esperança para os portugueses esgotou, a esperança para os velhos não existe, a esperança para o jovens, essa esgotou também e não parece existir mais.
Conheci no meu tempo de jovem a esperança de o dia de amanhã ser sempre melhor que o dia de hoje, hoje o pessimísmo é real, é que o dia de amanhã vai ser pior que o de hoje.
Democracia assim não! Poderes sem serem eleitos pelo povo também não! A democracia sim! A democracia mascarada não!

Comentários