3% do (PIB) acho muito


A economia do mar cresceu e já tem um peso de 3% no Produto Interno Bruto (PIB) português, adiantou esta quarta-feira, em Londres, a ministra da Agricultura e do Mar, Assunção Cristas.

No ano passado, a ministra tinha referido que o peso desta área económica no PIB nacional tinha evoluído nos últimos três anos de 2,4 para 2,7% e esta quarta-feira revelou que atualmente se deverá situar nos 3%. 
Para este desempenho contribuíram as "taxas de crescimento muito elevadas da indústria conserveira", destacou, durante uma apresentação da Estratégia Nacional do Mar para representantes de instituições e empresas britânicas do setor. 

Não sei onde esta senhora vai buscar estes números, então vamos lá ver: Portugal presentemente quase não tem fábricas de conservas de peixe; Portugal presentemente quase não tem barcos de pesca; Sendo assim, como é possível com estes números e sem barcos e sem fábricas, terem destruído uma indústria que sem barcos e sem fábricas representa 3% do PIB?
 Eu sou do tempo em que só na minha terra e não há assim muitos séculos, talvez uns quarenta anos, haviam cerca de sessenta traineiras e uma vintena de fábricas de conservas, isto numa área que abrangia três conselhos geminados e com uma população na época de aproximadamente de uns 40 mil habitantes nos três concelhos, e tudo isto foi destruído, hoje existem 6 traineiras e nenhuma fábrica, ora, se se mantivessem e não digo todas as fábricas, nem todas as traineiras qual seria o peso desta economia? Claro que não estou a contar com a totalidade do país, onde aconteceu o mesmo, toda esta industria foi aniquilada para dar lugar aos tais famosos serviços que muitos defenderam e que hoje vêm reclamando e dizendo que temos que voltar ao mar.
Como é isto possível? Só é possível num país de gente decrépita e louca, enquanto outros países apostam nas suas águas de costa marítima para de lá tirarem riqueza, Portugal fez ao contrário, destruindo todo o seu tecido económico, neste caso o sector das pescas e da industria de conservas de peixe.
Para concluir, resta-me muitas dúvidas nestes números de 3% do PIB, esta senhora ministra, já alguma viu uma fábrica de conservas de peixe? Quando ela nasceu parece-me a mim que já estavam quase todas em extinção, assim como o abate da frota de pesca em geral.

Comentários