O Sistema Nacional de Saúde Português


Dirigi-me hoje ao tão célebre Sistema Nacional de Saúde em Portimão, mais propriamente às consultas de recurso do dia, creio que é assim que se chama, o antigo SAP, dirigi-me pelas 15,50 horas com o fim de ali obter uma consulta médica, cheguei e tirei a senha de marcação, depois de passados cerca de 2 minutos fui chamado pelo ecrã de tv como mostra na imagem, dirigi-me ao balcão de inscrição, a funcionária segura-me na senha e começa com o processo de inscrição, ao seu lado estava outra funcionária, reparando que a colega ia proceder à inscrição pergunta-lhe assim, o que vais fazer? Responde a que dava inicio ao processo de inscrição, àaaaaaaaaa, desculpe lá senhor, para hoje não temos consultas, pergunto eu, mas então porquê? Já estou fora das horas de funcionamento do centro? Responde a funcionária, não! é que para hoje as consultas acabaram, volto a retorquir, então o centro funciona com este tipo de consultas até que horas? Respondo-me a funcionária, até as 20 horas, volto a retorquir, mas ainda não são 16 horas, responde a funcionária, pois é senhor, tem razão, mas as consultas já acabaram, volto eu, e agora como faço? Responde a funcionária, venha cá amanhã, resposta esta em que ei fiquei a pensar assim, bem, eu ou outro qualquer ser humano deste país deve ser para o sistema Nacional de Saúde uma máquina que pode esperar até amanhã, serei eu o meu automóvel? Ou ou meu TV, só por lá nessas oficinas de reparação é que se admite que se fale assim, o carro pode esperar até amanhã, o TV também, não morrem por isso, agora um ser humano por vezes não pode esperar 5 minutos mais, ou não será?
Pensei ao sair do centro de saúde assim, vou ao hospital do CHBA, chegue lá e entre na sala de consultas de urgências, estava tanta gente que o que me ocorreu de momento foi de vir embora, porque acho que passaria lá a noite e não era atendido.
Resumindo e para concluir, é este o Sistema Nacional de Saúde Português que dizem que é dos melhores da Europa? Só lhes responde assim, grandes aldrabões, mentirosos e troca tintas, este Sistema Nacional de Saúde que esta trampa nos quer impingir ainda está pior que o sistema Nacional de há 50 anos atrás, por isso eu digo, não nos dêem nada, mas para isso não nos cobrem tantos e tantos impostos, não nos venham com mentiras e ilusões, porque isto continua a ser um país, não do 3º mundo, mas do quarto mundo, só em países subdesenvolvidos é que existem sistemas destes, este país está na União Europeia? Está de facto, mas só para e apenas com uma finalidade, que é de nos roubarem para pagar aqueles senhores Eurodeputados e outros que ganham fortunas, eu sei que neste país os que têm dinheiro não frequentam este sistema de saúde público, vão ao privado, porque têm para pagar, mas depois vêm cá para fora dizer que orgulham deste mentiroso serviço.
Vou contar uma pequena história, não há muitos dias, em conversa com um amigalhaço em que a vida lhe sorri, disse-me o amigalhaço assim, temos um Serviço Nacional de Saúde que é melhor que o Inglês, eu com um pouco de humor perguntei-lhe, então você já lá foi? Conhece como aquilo funciona? Responde a truta, não! Então como pode você dizer que é assim tão bom? É o que dizem, então você ainda há pouco tempo gastou 2000 euros no privado para extrair uma catarata, se o serviço Nacional de saúde Português é assim tão bom porque não foi lá? Responde a truta, eu não queria esperar 2 anos, foi a resposta da truta.
Finalizo mandando-os a todos e ao Serviço Nacional de Saúde para que tenham vergonha e não desrespeitem os cidadãos. A saúde é um bem que em Portugal só os que têm dinheiro conseguem.
Este serviço não é nem de perto nem de longe o que nos querem fazer crer, é uma mentira.

Comentários